12.º Aano volta ao teatro

No dia 27 de março, alunos das turmas A, B,D,E,F,G,H,K do 12.º ano foram ao Convento de Mafra para assistir à peça da obra O Ano da Morte de Ricardo Reis de Saramago.
Para os alunos foi muito gratificante o contacto com atores muito expressivos, dedicados à sua arte, muito rigorosos com a personalidade das personagens que desfilam nas páginas da obra saramaguiana.
Na verdade, os atores transmitiram a obra toda com um guião muito bom, focando as partes cruciais. Para além disso, a personagem Saramago surge na peça, numa adaptação à obra, correspondendo ao pai adotivo de Ricardo Reis, que rivaliza com o pai biológico, Fernando Pessoa. Saramago confronta a personagem com problemas sociais, retirando-o de espetador do mundo e colocando-o em situações concretas, nomeadamente na miséria de Lisboa no tempo da ditadura.
Na peça, a personagem Saramago escreve a obra e representa-a, o que permite o total comando. Verifica-se a fidelização das falas de Saramago, ouvindo-se genuinamente o material do escritor.
Reflexo do imaginário genial de Saramago, Fernando Pessoa é o fantasma que sabe tudo e que comanda as cenas.
Para todos, este foi um momento de reflexão, de conexão total com a obra estudada e sua representação.
Turma 12.º B