9.ºA da ESFLG Brilha na Atividade “Castelos de Risco”

Autora: Prof. Bárbara Soares

A turma do 9.ºA da Escola Secundária Fernando Lopes-Graça (ESFLG) participou com grande sucesso na atividade “Castelos de Risco”, uma iniciativa promovida em parceria com a Arisco e a Câmara Municipal de Cascais, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais e Promoção Global da Saúde e Cidadania.

A atividade, que decorreu ao longo do 2.º semestre nas aulas de Cidadania, teve o grande final no dia 27 de maio, reunindo 12 equipas de várias escolas do concelho de Cascais e teve como objetivo principal a abordagem do “risco” como um ativador das vias de prazer e um promotor do desenvolvimento pessoal e social dos jovens.

Com características de aventura e risco, “Castelos de Risco” é uma dinâmica desenhada especialmente para adolescentes e pré-adolescentes. A iniciativa visou a promoção e educação para a saúde através de uma intervenção preventiva focada no desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Estas competências funcionam como “fatores de proteção”, favorecendo a consolidação de um sentimento de autonomia pessoal e responsabilidade social entre os jovens.

Os alunos do 9.ºA destacaram-se pela sua participação exemplar, empenho e espírito de equipa, conquistando o 3.º lugar na competição. Este excelente resultado foi recompensado com um prémio de 150 euros em vale Decathlon, uma justa recompensa pelo esforço e dedicação demonstrados.

“Estamos extremamente orgulhosos dos nossos alunos do 9.ºA. O seu empenho e união de grupo foram fundamentais para este sucesso,” afirmou a diretora da turma, Prof.ª Bárbara Soares. “Esta atividade foi uma oportunidade fantástica para os nossos alunos desenvolverem competências essenciais para a vida, num ambiente de aventura e cooperação.”