Visita Estudo – Campeonato Nacional das Profissões

Autora: Beatriz Palma, aluna 11.ºL

O campeonato das profissões é dirigido a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou frequentam um curso de qualificação, em modalidades de educação ou formação profissional. No campeonato deste ano, 2023, a Escola Secundária Fernando Lopes Graça foi representada por duas alunas do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde do 12.ºL, Letícia Alcântara e Diana Djassi.

No dia 08 de março, as turmas do 11.ºL e 12.ºL, fizeram uma visita de estudo ao Campeonato Nacional das Profissões em Portimão, acompanhados pelas Professoras Cristina Jesus, Sara Luzio e Sílvia Neves.

Partimos da escola às 07h00 e chegámos às 10:30h a Portimão. No pavilhão Arena Portimão, fomos orientados por voluntários, de forma a visitarmos os vários stands das diversas profissões que estavam representadas e assistimos às provas das nossas colegas Diana Djassi e Letícia Alcântara.  Através desta apresentação, constatamos a importância desta via de ensino, pois permite a entrada no mundo do trabalho com qualificação em áreas fundamentais da sociedade como saúde, mecânica, alimentação, jardinagem, etc. Regressámos por volta das 18h00, muito cansados, mas satisfeitos por termos apoiado as nossas colegas, consciencializado da importância do curso que estamos a fazer e termos partilhado momentos agradáveis de uma forma descontraída.

Realizadas as provas, ao longo de três dias, saíram as qualificações finais. A nossa colega Letícia Alcântara obteve o primeiro lugar (medalha de ouro) na profissão de Caring – Serviços Pessoais e à Comunidade. Parabéns às colegas representantes da escola pelo seu desempenho.