Turmas do 10.º ano vão ao teatro

Autora: Diana Fernandes 10.º G

Na passada terça-feira, dia 21 de fevereiro, os alunos do 10.º ano das turmas A, B, D, E, F e G marcaram presença no teatro “O Sonho” para assistir à representação da obra “Farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente, no âmbito da disciplina de Português, com a coordenação dos professores Ana Baptista e Manuel Baptista.

Esta deslocação permitiu, aos alunos, uma melhor compreensão da mensagem vicentina e consequentemente uma melhor análise dos conteúdos a abordar. De todo o espetáculo, destacamos a interação dos atores com o público, tornando a peça mais dinâmica e cativante.

É de realçar também que, apesar da peça ter sido escrita em 1523, aborda temas da atualidade como o conflito de gerações, o assédio, a violência doméstica, a emancipação feminina, a infidelidade conjugal e a crítica ao clero/igreja.

Concluímos que Gil Vicente é um dramaturgo bastante pertinente, a obra vicentina continua viva, apesar dos cinco séculos que nos separam.

A história da peça é, então, uma fotografia da História da sociedade do século XVI, com atualidade na sociedade do século XXI.

Por fim, queremos fazer um agradecimento especial à Direção do Agrupamento por nos ter proporcionado a deslocação gratuita.

Que venham mais visitas!