UMA JANELA DE OPORTUNIDADES NA FUTURÁLIA 2023

Autoras: Mara Blanco e Lara Garcia, 11.ºG

No dia 23 de março, os alunos de Artes Visuais do 11º e 12ºG e a turma do 12º D fizeram a sua primeira visita à Futurália, a maior Feira de Educação do país, um evento nacional dedicado à oferta educativa, formação e empregabilidade. Entre dois pavilhões na FIL, no Parque das Nações, os alunos puderam encontrar muitas respostas de empregabilidade, cursos profissionais, acesso ao Ensino Superior e sugestões de estudos fora de Portugal.

No terceiro pavilhão, situavam-se as escolas profissionais e militares e no segundo estavam representadas as universidades do Ensino Superior. Embora a maioria dos alunos tenha considerado o segundo espaço mais interessante, pela preferência de informação no acesso à universidade, a Futurália foi crucial ao apresentar múltiplas informações sobre escolas profissionais, para quem não está satisfeito com o seu percurso escolar e pretende mudar de curso. Um exemplo dado por um aluno do 11º G foi a informação que obteve sobre o curso breve de comissário de bordo, que se revelou uma ótima opção de prosseguimento de estudos. Assim, aqueles que foram sem quaisquer expectativas e sem noção da sua vocação, a Futurália despertou o interesse, demonstrando ser um espaço motivador, que inspira a produtividade e que ajuda a encontrar vocações.

Cada banca era representada por alunos universitários que apresentavam as suas experiências, informações pertinentes e panfletos, com grande informação integrada, o que possibilitou o esclarecimento de perguntas e dúvidas.

Porém, a única crítica a apontar em relação a esta experiência foi a gestão do espaço. Este ano de 2023, a Futurália não abriu o primeiro pavilhão, o que dificultou a circulação e deixou os espaços muito exíguos. Contudo, não impediu que os alunos aproveitassem ao máximo o seu tempo dentro da feira.

Definitivamente, é uma experiência única, a repetir!