Estufa Pedagógica

Autores: Fátima Raimundo e Marco Mendes

No dia 30 de março, 10 dias após o começo da primavera em Portugal, os alunos da turma 5.º G deslocaram-se à estufa com o professor de CN, Marco Mendes. À espera dos alunos estava a professora Fátima Raimundo, uma das responsáveis pela exploração da estufa, que explicou o que é e para que serve esse espaço e apresentou algumas plantas, ou parte de plantas, que conseguem ganhar raízes estando apenas em água. No âmbito da disciplina de CN, abordaram-se alguns temas em estudo nas aulas sobre o desenvolvimento das plantas. Foi ainda possível efetuar-se a montagem da experiência de germinação de um feijão, em que cada aluno colocou o seu feijão num frasco de vidro transparente, sobre um pedaço de algodão que depois foi humedecido. Será agora efetuado, por cada aluno, o registo do seu desenvolvimento e a influência da temperatura, luz e humidade no seu crescimento. As germinações bem-sucedidas serão depois plantadas na horta biológica da escola.