A Escalada, no programa de Ed. Física:  “Crux – Climbing Center”

Autor: Francisco Almeida – 12.ºB

No dia 1 de março, as turmas de 11.º D e 12.ºB participaram numa atividade de escalada no “Crux – Climbing Center”. A mesma foi realizada no âmbito da disciplina de Ed. Física e  proporcionada aos alunos pelos professores Susana Pontes e Jorge Santos.

Ao chegar ao centro, os sapatos de escalada (pés de gato) foram distribuídos aos alunos e foi-lhes dada uma breve introdução ao tipo/forma de escalada que iriam praticar: “Boulder”, escalada que não sobe a mais de 4,5m, sem corda e, na maioria das vezes, realizada percorrendo uma parede na horizontal. Também lhes foi ensinado como cair em segurança.

Foi dada aos alunos a liberdade de praticar todos os tipos de dificuldade que as diferentes vias exigiam, encorajando-os a começar pelas mais fáceis. O feedback foi positivo, trazendo um pouco de diversidade às atividades que, habitualmente, praticam na escola.

Fizeram parte, também, as professoras Paula Oliveira e Isabel Lacomba que, para além de acompanhar os alunos, puderam também experimentar as atividades.