Comemoração do dia do Patrono – Observação de Manchas Solares

Autores: Professoras Ana Fontainhas e Luísa Jorge

Na manhã do dia 26 de abril, ocorreram observações de manchas solares, a propósito da comemoração do dia do patrono. Foi inaugurado o telescópio da escola recentemente adquirido pelo Clube Ciência Viva.

Assistiram a esta atividade as turmas do 7.ºB, 8.ºD, 9.ºB, C e D, 11.ºA, J e 12.ºL. A atividade foi bem acolhida pela comunidade escolar, professores e alunos de outras turmas, que durante os intervalos também se deslocaram para junto do telescópio para fazerem a observação das manchas solares.

Manchas solares são fenómenos temporários na fotosfera do Sol, que aparecem como manchas mais escuras do que as áreas circundantes. São regiões de temperatura superficial reduzida, causadas pela concentração do fluxo do campo magnético que inibe a convecção. O seu número varia de acordo com o ciclo solar, que é de aproximadamente 11 anos.

Esta atividade foi dinamizada pelo professor Paulo André e teve a colaboração das professoras Ana Feliciano, Ana Fontainhas, Aurora Fernandes, Luisa Jorge e Silvia Neves e do Clube Ciência Viva.