Programa “Vamos Cuidar de Nós”

Autoras: Ana Rita Costa e Manuela Ferreira, professoras – 1.º ano da E.B. Afonso do Paço

As turmas do 1.º ano da Escola Básica Afonso do Paço estão a participar ativamente no programa “Vamos Cuidar de Nós” da Associação Prevenir.

Este programa tem a duração de dois anos letivos e tem como principal objetivo promover, desde cedo, hábitos de vida saudáveis e competências socioemocionais nas crianças, abordando temáticas de cidadania muito relevantes, tais como, o corpo humano, as emoções, a alimentação saudável e a importância da prática de exercício físico.

Para além da exploração do manual do programa, intitulado “Vamos cuidar do corpo!”, os alunos do 1.º ano têm desenvolvido atividades práticas, como forma de consolidar as aprendizagens, envolver a família e dar a conhecer à comunidade educativa o que estão a aprender. Desta forma, com a ajuda das famílias, construíram partes do corpo humano com materiais recicláveis que, posteriormente, partilharam com a comunidade educativa através de uma exposição na escola.