Visita de estudo ao Museu do Mar Rei D. Carlos e exposição “Histórias do 25 de Abril em relatos reais”

Os alunos do 6.º ano, nos dias 9, 10, 11 e 12 de maio, foram visitar o Museu do Mar Rei D. Carlos, no âmbito do PAA de História e Geografia de Portugal.

Foram recebidos pela Dr.ª Ana Vidigal que fez uma visita guiada aos diversos espaços do Museu. Vários alunos contaram histórias dos seus avôs pescadores e foram convidados a recriar um pregão depois de ouvirmos vários pregões de vendedores ambulantes de meados do séc. XIX, mas que remontam ao séc. XVI, pois já eram apregoados os produtos vindos nas naus da Índia.

Realizaram ainda um atelier de Educação Ambiental. O objetivo foi fomentar o hábito de  reciclar e reutilizar. Em cada dia foi desenvolvida uma atividade diferente: realização de quadros com escamas de peixe de todas as cores e tamanhos. A turma D do 6.º ano até realizou uma exposição dos trabalhos na sala de aula. No segundo dia, aprenderam a fazer pasta de papel de várias cores. No terceiro dia, usaram sal. Adoraram trabalhar no meio de um jardim enorme e fantástico onde puderam lanchar e brincar numa manhã repleta de emoções e conhecimento. E adoraram levar para casa o seu trabalho.

Os 6.º anos também realizaram uma exposição no átrio “Histórias do 25 de Abril em relatos reais”, inserida na “Semana dos Direitos e Liberdades” e na “Semana da Escola aberta à comunidade 50 anos a educar o futuro”.