«Eu dou o meu papel porque quero ter um papel»

Autoras: Professoras Regina Brasil, Rosário Pinheiro e Sandra Martins.

Em fevereiro, a ESFLG iniciou a sua colaboração na campanha «Papel por alimentos», do Banco Alimentar, trabalho conjunto de Regina Brasil (professora, ESFLG), Alexandra Colaço, (diretora técnica, Centro Comunitário da Paróquia de Parede) e Rosário Pinheiro (assistente operacional, ESFLG).

No dia 25 de maio, a iniciativa ganhou a participação entusiasta de Sandra Martins (assistente operacional, ESAP), com uma significativa recolha de papel que a imagem documenta.

O projeto visa, na escola, arrecadar papel reciclável e entregá-lo no Banco Alimentar (transporte e entrega realizados por funcionário da Câmara de Cascais, coadjuvado por voluntário do Centro Comunitário). Deste modo, a instituição que se abastece no Banco Alimentar entrega papel e recolhe alimentos. Pretende-se aumentar a sensibilização para a importância do papel que cada pessoa tem na sociedade e para a reutilização do papel que parece não ter valor. Na verdade, o valor obtido pela venda do papel a operadores de resíduos certificados é convertido, pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em produtos alimentares básicos para distribuição local aos mais carenciados. Reúne-se, assim, a reciclagem, a proteção do meio ambiente, a solidariedade e o voluntariado.

A Campanha contribui para 5 objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

1- Erradicar a pobreza;

2- Erradicar a fome;

11- Cidades e Comunidades Sustentáveis;

12- Produção e consumo sustentáveis;

17- Parcerias para a implementação dos objetivos.

Regina, Alexandra, Rosário e Sandra gostariam que a reciclagem do papel se tornasse numa prática usual entre os alunos, ajudando aqueles que enfrentam dificuldades económicas. Desejam que a colaboração entre a educação, a sustentabilidade e a solidariedade possa inspirar outros projetos em benefício da formação dos jovens, da sustentabilidade e da responsabilidade social.