PARTICIPAÇÃO na 19ª Edição DAS MASTERCLASSES – COM AS MÃOS NAS PARTÍCULAS 2023 (IST – LIP)

Autores: Professoras Ana Feliciano e Ana Guerra

No dia vinte e cinco de março, alguns alunos de 11.°A e 12.°A, no âmbito das disciplinas de FQA e Física, participaram numa visita de estudo ao Instituto Superior Técnico, com o objetivo de participarem na 19ª edição das Masterclasses Internacionais em Física de Partículas, que pretendeu levar jovens às Faculdades onde trabalham grupos de Físicos em Física de Partículas Elementares e áreas associadas.

Os alunos puderam experimentar ser Físicos de Partículas por um dia, trabalhando com dados reais adquiridos pelas grandes experiências internacionais. Com os fantásticos instrumentos científicos, pode-se estudar a Natureza de muitas formas sendo uma delas a recriação das condições que existiram no Universo logo após o Big Bang. Acrescem como objetivos, rever as  quatro interações fundamentais na Natureza, mostrar aos jovens o tipo de atividades que são desenvolvidas na Física Experimental de Partículas e promover as instituições onde se realizam as sessões.

De manhã os alunos assistiram a uma palestra de introdução à Física de Partículas e outra sobre aceleradores e detetores.

De tarde, realizaram uma atividade experimental de análise de dados, em que os resultados foram depois associados aos dos vários grupos e discutidos em vídeoconferência moderada pelo CERN e o LIP e onde participaram, também, os outros grupos de visita às restantes Universidades portuguesas e estrangeiras aderentes ao evento nesse dia. A atividade revestiu-se de grande interesse e participação por parte dos alunos, uma vez que interagiram com diversos Cientistas.