Dia Aberto na ESFLG

Autora: Sara Luzio, Adjunta da Direção

A ESFLG promoveu, no dia 1 de junho, o Dia Aberto. Este evento contou com a realização de várias atividades, tais como: laboratórios abertos, sessões, teatro, música, exposições, conversas e partilhas.

Todas estas dinâmicas foram organizadas pelos grupos disciplinares e desenvolvidas em conjunto com os alunos do ensino secundário, sendo que o público alvo foram os alunos do 9.º ano de todo o agrupamento, numa óptica de divulgação e clarificação da oferta formativa do AEP.

Agradecemos a todos que, diretamente ou indiretamente, tornaram este dia possível. Um grande bem-haja!

De seguida, os testemunhos/relatos das diversas atividades:

Clube de Teatro

Autora: Susana Mendonça, animadora sociocultural

O clube de teatro da ESFLG fez uma pequena performance a partir do espetáculo apresentado durante a Semana dos Direitos e Liberdades. Esta apresentação foi um desafio para estes alunos, visto ser a primeira realizada ao ar livre e numa área muito movimentada.

Parabéns a estes “atores” pelo esforço e naturalidade demonstrada!

Orq’Graça

Autora: Leonor Mendinhos, professora

No dia 1 de Junho, foi organizado o Dia Aberto para os alunos do 9.⁰ ano poderem descobrir um pouco mais do que se faz na Escola Secundária e quais são as atividades disponíveis. Neste sentido, a Orq’Graça fez uma pequena apresentação frente ao pavilhão C, no intervalo grande da manhã.

Foi um sucesso!

Curso Profissional de Técnico de Informática – Sistemas

Autor: José Fernandes, professor

No dia aberto na Escola Secundária Fernando Lopes Graça, alunos das turmas 10.ºJ e 11.ºJ do Curso Profissional Técnico Informática-Sistemas, participaram e dinamizaram atividades relacionadas com as disciplinas técnicas do curso, Aplicações, Arquitetura e Programação.

Os alunos receberam os colegas de algumas turmas do 9.º ano, apresentaram o curso e demonstraram alguns dos trabalhos desenvolvidos nas aulas. Assim, convidaram os colegas do 9.º ano a experimentar jogos criados nas aulas, a identificar componentes de hardware, a montar um computador, a criar uma base de dados e a jogar jogos educativos do tipo Bingo, Jogo do Galo e Batalha Naval.

As turmas do 9.º ano mostraram interesse pelo curso, especialmente pelas disciplinas técnicas, o que tornou mais exigente o trabalho dos alunos do 10.º e 11.º anos. E que fantástico trabalho foi realizado pelos alunos do curso profissional! Sempre atentos, empenhados e concentrados para não cometer nenhuma gafe, quase que pareciam os professores das disciplinas.

Estão todos de parabéns!

EMRC

Autora: Luisa Carvalho, professora

A 1 de junho colaborámos no Dia Aberto para os alunos do 9.º ano, apresentando um painel de fotos, palavras e testemunhos de alunos que dão a conhecer a disciplina de EMRC no secundário.

Deixamos um testemunho:

Em relação ao meu testemunho da “matéria” de EMRC. Tenho em mente que é uma “matéria” porque nós não fazemos cálculos como na matemática ou experiências como em físico-química, mas sim abordamos temas diversos e discutimos sobre os mesmos, envolvendo, sim, a religião católica/cristã, mas não abordando principalmente isso. Temas que eu sinto que são importantes para o desenvolvimento interpessoal (forma de agir e pensar).

Lucas Vianna Abreu 10.ºA

11.º G

Autora: Ana Batista, professora

Os alunos do 11.º G apresentaram três projetos de miniempresas a alunos do 9º ano, intitulados “As cores da tua mente”, “Vidror” e “RMJI”, realizados nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, numa parceria com a Junior Achievement e a DNA Cascais.

Para os oradores foi uma experiência muito enriquecedora, visto que tiveram a oportunidade de receber feedback imediato dos jovens colegas, ao apresentarem as suas perspetivas e métodos de resolução de problemas.

Quanto aos alunos do 9.º ano, estes foram unânimes em referir que a sessão tinha aberto perspetivas quanto a projetos a realizar no ensino secundário, visto que nunca tiveram a oportunidade de fazer formação em empreendedorismo.

Após esta sessão, ficou bem claro que o trabalho interturmas é muito lucrativo para os alunos e, segundo a aluna Mara Blanco “revela-se uma partilha de conhecimento, de objetivos compartilhados, de cooperação, essencial para o desenvolvimento pessoal dos alunos, que favorece o crescimento individual e coletivo”, ou seja, favorece a sinergia no trabalho.
Venham mais “DIAS ABERTOS” e o trabalho em equipa nunca faltará!

Laboratório Aberto

Autora: Mónica Melo, professora

A atividade “Laboratório Aberto”, dinamizada pelas professoras Ana Feliciano, Ana Fontainhas, Ana Guerra, Aurora Fernandes, Mónica Melo e Patrícia Oliveira, consistiu na realização de atividades experimentais no âmbito da Física e da Química proporcionando aos alunos do 9.º ano um olhar diferente sobre a ciência, a sua aplicação em fenómenos do dia a dia e também com o objetivo de  aprofundarem conhecimentos.

O balanço foi muito positivo, os alunos participaram com entusiasmo reconhecendo que tinham realizado experiências espetaculares. Os alunos do 10.º B, 11.º B, 11.º A e 12.º A desempenharam um papel importante na orientação das diversas atividades.