Pedro Bica, aluno do 6.º ano da Escola Básica de St.º António, representou Portugal no Campeonato Mundial de OCR

Autores: Sandrina Mendes, Maria Bica, Sara Janeiro e Madalena Grilo

Maria, Sara e Madalena (M&S&M)- Olá, Pedro!

Pedro – Olá.

M&S&M – Podes falar-me um pouco de ti?

Pedro – Sim, sou um rapaz de 11 anos, estudo na Escola Básica de Santo António, na Parede, e pratico uma modalidade desportiva chamada OCR, que significa Obstacle Course Racing (corrida de obstáculos).

M&S&M – Como descobriste essa modalidade?

Pedro– A minha mãe levou-me a um parque com obstáculos, em Outeiro de Polima, onde treinei de forma autónoma durante vários meses. Num desses dias, apareceu um senhor que depois de me observar a treinar, sugeriu que eu fosse experimentar um clube da modalidade de OCR, chamado OCR Portugal Lab. Fiz um treino experimental e, desde então, treino três vezes por semana. Para melhorar o meu desempenho desportivo, integro também um Clube de Atletismo.

M&S&M – Quando é que foste inscrito na Federação Nacional de OCR?

Pedro – Fui inscrito na Federação em Maio de 2023 e logo depois fui convocado para participar no Campeonato Mundial de OCR que se iria realizar na Bélgica em setembro.

M&S&M – Quantos atletas participaram no Campeonato Mundial de OCR, este ano?

Pedro – Este ano, estiveram presentes cerca de 5000 atletas. No meu escalão (10/11 anos) éramos 73 praticantes de muitos países.

M&S&M – Como te sentiste ao representares o teu país?

Pedro – Senti-me muito bem a representar Portugal, porque foi uma experiência incrível, consegui conviver e competir com outros atletas da minha idade.

M&S&M – Ficaste satisfeito com a tua qualificação?

Pedro – Sim, considerando que eram muitos participantes e que foi a minha primeira experiência, estou muito contente.

M&S&M – Como imaginas o teu futuro desportivo?

Pedro – Gostaria de, no futuro, alcançar o pódio num Campeonato Mundial ou Europeu e continuar a participar nas provas que se vão realizando em Portugal.

M&S&M –  Em que país se irá realizar o próximo Campeonato Mundial?

Pedro – Estava previsto que o próximo Campeonato Mundial se realizaria na Geórgia, no entanto, devido à instabilidade política de alguns países vizinhos, será noutro local ainda não revelado.