Visita de estudo ao Planetário e Quake 7.ºB

No dia 9 de janeiro, os alunos do 7.ºB, da Escola Secundária Fernando Lopes Graça realizaram uma visita de estudo ao Planetário Gulbenkian e ao Quake. A visita de estudo enquadrou-se no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Físico-química.

Planetário

No Planetário, os alunos assistiram à sessão “ESTRELAS, GALÁXIAS E MAIS ALÉM!”. Durante a sessão foi possível observar diferentes corpos celestes no céu visível e no céu profundo, explorando diferentes “paisagens celestes”, não faltaram estrelas, constelações, nebulosas, enxames de estrelas e galáxias.

Foi abordado o tema da formação e da evolução do universo, culminando com uma extraordinária viagem através de um buraco negro. Os alunos participaram com entusiasmo durante a sessão.Na visita ao Quake, os alunos reviveram o impressionante terramoto que assolou a cidade de Lisboa em 1755, reproduzido por um simulador em ambiente seguro, com recurso a vídeo mapping e efeitos especiais. Através das estações interativas entenderam também a origem dos sismos e dos tsunamis e compreenderam melhor o porquê da destruição de Lisboa. Desta forma os alunos foram alertados para o risco sísmico da nossa região.