Memórias do 25 de abril

Autores: Cristina Antunes e alunos do 11.º E

O 11.º E participa num projeto de investigação no âmbito da disciplina de História B em parceria com o Arquivo Histórico Municipal de Cascais.

Este projeto tem como objetivo a recolha de memórias sobre o 25 de abril de 1974, pelo que os alunos entrevistarão familiares, amigos ou até os seus professores.

Para apoiar esta investigação contamos com o apoio da antropóloga Carmen Pereira, que esteve presente numa aula de História, na qual os alunos aprenderam metodologias para recolha, registo e inventário de património imaterial e debateram a sua importância para a investigação histórica.

Realizou-se ainda uma palestra subordinada ao tema “Liberdade e Repressão durante o Estado Novo: o papel das famílias” pela investigadora Marianela Valverde, do Laboratório de História, Territórios e Comunidades da FCSH da UNL. Nesta palestra foi possível perceber as metodologias utilizadas pela investigadora para entrevistar os familiares de presos políticos, mas também o impacto da repressão do Estado Novo, não só nas pessoas que foram presas, como nas suas famílias.

Este projeto culminará com uma apresentação pública dos resultados dos trabalhos dos alunos no dia 20 de abril.