Olimpíadas Portuguesas da Biologia Sénior 2024

Autoras: Isabel Ribeiro e Margarida Soares, CCVnE – ESFLG

As OPB (Olimpíadas Portuguesas da Biologia) são um concurso de ciência destinado a estudantes do ensino secundário, são organizadas pela Ordem dos Biólogos e dinamizadas no nosso agrupamento pelo Clube de Ciência Viva na Escola Secundária Fernando Lopes Graça.

Como resultado do concurso Sénior, são selecionados alunos que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais e nas Ibero-americanas.

A 17 de janeiro, decorreu em todo o território português a 1ª eliminatória das OPB-Sénior. Nesta fase participaram 18 alunos das turmas 11.ºA, 11.ºB e 12.ºB.

Estas olimpíadas têm como objetivos: testar as capacidades na abordagem e resolução de problemas biológicos. estimular o interesse dos alunos pela Biologia, aproximar a Universidade do ensino secundário, relacionar a Biologia com a realidade económica, social, promovendo uma melhor cidadania, promover o intercâmbio de ideias e de experiências entre os alunos, nacional e internacionalmente, estabelecer relações de amizade entre jovens de diferentes países, fomentando a cooperação entre os povos e estimular o gosto e o prazer pelo ensino e pela aprendizagem da biologia.

Desejamos a todos Boa Sorte!