DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA!

Autora: A docente, Margarida Soares, CCVnE – ESFLG

No passado dia 24 de novembro, celebrou-se o Dia Mundial da Ciência na ESFLG e ao longo do dia decorreram várias atividades, dinamizadas pelo Clube de Ciência Viva na Escola, nomeadamente pelo seu Núcleo de Astronomia, com o objetivo de despertar nos nossos alunos o gosto pela ciência.

Durante a manhã, os alunos das turmas de 7.º ano puderam fazer observações de manchas solares com o auxílio de dois telescópios, sob a orientação do professor Paulo André e dos alunos do Núcleo de Astronomia. Os alunos do 8.º ano ficaram a conhecer trabalhos de investigação, desenvolvidos no Instituto Nacional de Investigação Agrária, bem como a sua aplicabilidade, apresentados pela investigadora Carla Borges e por ex-alunos da nossa escola, representados pelo aluno Francisco Almeida, que apresentou o trabalho desenvolvido no ano passado na disciplina de Biologia.

No auditório as turmas, 9.º C e G e 11.º A e B, assistiram a uma conferência onde vários cientistas partilharam a sua perspetiva sobre o tema, “A Ciência e os Desafios do Futuro”, enaltecendo e sensibilizando o papel da ciência para o desenvolvimento humano e os desafios que se podem colocar no futuro, em áreas como energia, agricultura, exploração dos oceanos e física e química.