Visita de estudo

Autor: Professor Jorge Ferreira

A turma 10.ºA realizou, no passado dia 11 de março, uma visita de estudo aos laboratórios de microscopia eletrónica e imagiologia avançada do Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, com o objetivo principal de perceber em que medida o avanço tecnológico permitiu aperfeiçoar a capacidade de observar e conhecer melhor os objetos naturais, em particular as células e os seus constituintes.

Os nossos estudantes tomaram contacto com microscópios eletrónicos, equipamentos cujo poder de resolução, atualmente, permite identificar moléculas e átomos! Para além disso, conheceram outros microscópios de ponta que, embora não sendo eletrónicos, se consideram no âmbito da imagiologia avançada, tal é a sua sofisticação na obtenção de imagens ampliadas.

Assim, ficaram a perceber como se conseguem as fantásticas imagens das células que ilustram os manuais escolares e que não estão ao alcance dos microscópios óticos convencionais com que trabalham nas aulas práticas.

Ainda tiveram a oportunidade de ficar a saber que a realidade virtual também ajuda os cientistas, no seu trabalho de investigação, modelando as imagens obtidas ao microscópio.