No sentido de dar resposta a percursos diversificados o agrupamento oferece além do ensino regular diurno, os cursos profissionais para o ensino secundário.

O AE de Parede tem a oferta educativa ao nível da educação Pré-escolar destinada a crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico.

A frequência da educação Pré-escolar é facultativa sendo, contudo, reconhecida a sua importância fundamental na preparação e adaptação da criança ao meio escolar e ao futuro ingresso no ensino mais formal.

No nosso agrupamento são lecionados todos os ciclos de ensino, desde o 1.º ciclo do ensino básico ao Ensino Secundário.

A nível do ensino secundário a nossa oferta formativa abrange os quatro cursos científico-humanísticos possíveis.

No inicio de cada ano letivo são definidas para cada cada ano e curso as disciplinas opcionais tendo em conta as preferências indicadas pelos alunos e as condições da escola (instalações e recursos humanos) .

A nível tecnológico, deste 2011/12, a escola passou a ter implementada uma solução que permite aos encarregados de educação via web aceder aos sumários das aulas, assiduidade, comportamentos e avaliações dos seus educandos (plataforma Inovar).

Os cursos profissionais são um percurso de ensino com dupla certificação, no final do processo de formação, os jovens obtêm uma certificação escolar de nível secundário (12.º ano) e um certificado de qualificação profissional de nível 4.  Para mais informação consultar o site da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional

Este ensino visa facilitar a integração dos jovens no mercado de trabalho,  permitindo-lhes adquirir competências relevantes para ingressar na vida ativa.  A Formação em Contexto de Trabalho desempenha um papel fundamental neste primeiro contacto, estimulando assim a empregabilidade.

Após conclusão do curso, o aluno pode ainda prosseguir os seus estudos. De salientar que o agrupamento disponibiliza o Serviço de Psicologia e Orientação, onde os jovens se podem dirigir para obter mais informações.

O Operador Escola Secundária Fernando Lopes Graça detém o selo EQAVET, certificação do Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissionais (saber mais).

Pré-inscrições 2024/25

A pré-inscrição não garante vaga no curso. O encarregado de educação terá de efetuar a matrícula no Portal das Matrículas.

Encontram-se abertas as pré-inscrições nos Cursos Profissionais deste agrupamento, para o próximo ano letivo 2024/25.

Intérprete de Dança Contemporânea | formulário de pré-inscrição

Técnico Auxiliar de Saúde | formulário de pré-inscrição