Sessões projeto emotional_us

Autores: Prof. Marco Mendes, Madalena Arnaut e Andreea Barbieru 6.º G, Mafalda 6.º H

O projeto emotional_us tem como objetivo fornecer estratégias práticas para ajudar os alunos / jovens a reconhecerem, compreenderem e gerirem as suas emoções, promovendo-se assim um ambiente escolar mais saudável e inclusivo. No projeto, abordam-se fatores de risco e promovem-se comportamentos saudáveis que podem contribuir para a prevenção de problemas de saúde mental entre os alunos / jovens. O projeto é dinamizado por um psicólogo da Fundação Bentomenni / Irmãs Hospitaleiras da Parede.

As turmas 6.º G e 6.º H já realizaram 3 sessões com o psicólogo Gabriel. Numa das sessões o Gabriel trouxe um novelo de lã e a partir dele devíamos apresentar-nos. Essa atividade serviu para nos unir como turma. O fio do novelo foi ficando cada vez mais emaranhado, por isso o trabalho de equipa foi muito importante para voltar a enrolar o novelo. Nessa altura tínhamos de dizer uma qualidade de um colega e contar com ele e com os outros colegas para ajudar a enrolar novamente o novelo. Nas sessões, também já falamos de sentimentos e emoções e formas de lidar com eles. Já vimos vários powerpoints com muita informação.