Visita de Estudo ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)

Autores: Alunos da turma 10.º L

No dia 23 de abril, as turmas do 10.º e 12.º anos do curso Técnico Auxiliar de Saúde realizaram uma visita de estudo ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), com as professoras Sílvia Neves, Cristina Jesus e Luísa Jorge. Fomos acompanhados por um Técnico do INEM que nos fez uma apresentação que explicava o modo de funcionamento do mesmo, designadamente quais os serviços e os meios de que dispõe para prestar assistência médica pré-hospitalar, o conceito de Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e quais as entidades que colaboram neste Sistema e ainda as competências de cada uma delas: INEM, Bombeiros, PSP, GNR, Cruz Vermelha, Unidades de Saúde. Também nos explicou a melhor forma de ativar os serviços de emergência médica em caso de acidente ou doença súbita, nomeadamente ligando 112,  Número Europeu de Emergência, e a importância de prestarmos todas as informações que sejam solicitadas.

No Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), o técnico explicou o funcionamento e o modo de organização desta central, que apresenta três áreas distintas: triagem, médico regulador e acionamento.

Tivemos ainda a oportunidade de ver um dos meios de auxílio do INEM e o material que compõe a sua carga.

Gostámos muito desta visita porque ficámos a saber, ainda melhor, o que fazer e como agir em caso de emergência/urgência. Alguns de nós até consideram, após terminar o curso Técnico Auxiliar de Saúde, seguir esta via profissional.