«As portas que abril abriu»

Autores: Ana, Isabele, Bruna, Pedro Sousa e Filipe Branco 7.º E

No dia 8 de maio de 2024, teve lugar, no auditório da ESFLG, a leitura dramatizada do poema de José Ary dos Santos: «As portas que abril abriu». Participaram as turmas: 7.º E, 9.º A e 12.º L, sendo que as ilustrações ficaram a cargo da turma do 9.º A. Os autores dos trabalhos: Carolina Rodrigues, Bianca Fonseca e Arther Zarel elaboraram um PPT com imagens a preto e branco representativas da ditadura e imagens a cores representativas da liberdade.

Esta atividade foi preparada pelas professoras: Paula Marinho da disciplina de Português e a professora bibliotecária Ana Escudeiro. Os alunos apresentaram este poema com a intenção de comemorar os 50 anos do dia vinte cinco de abril de 1974. Os professores decidiram juntar turmas, no dia da apresentação do poema, para que mais alunos pudessem sentir a dor e a liberdade do povo português: «Ali ficámos de pé / juntos soldados e povo / para mostrarmos como é / que se faz um país novo».