9º A e a ONG Helpo no Projeto Mudarte

Autora: Professora Bárbara Soares

No âmbito das disciplinas de Cidadania e Geografia, a turma do 9º A, da Prof. Bárbara Soares, uniu esforços com a ONG Helpo no projeto Mudarte, abordando temas tão pertinentes como a Violência e a Opressão. Esta iniciativa proporcionou aos alunos a oportunidade de refletir e agir sobre questões sociais críticas, promovendo a empatia e a solidariedade.

O culminar deste projeto foi a criação de uma exposição itinerante, fruto de um trabalho colaborativo entre a Helpo e os alunos do 9º A. A exposição consistiu na identificação e reutilização de objetos devolutos encontrados no contexto escolar, tais como mesas, bengaleiros, painéis e placas. Estes objetos foram transformados através de pinturas com mensagens orientadoras e inspiradoras dirigidas aos alunos da escola. As mensagens, carregadas de esperança, foram concebidas para oferecer apoio àqueles que enfrentam situações de opressão, incentivando o pedido de ajuda e valorizando a individualidade e as diferenças de cada um.

Os alunos demonstraram um notável empenho, entusiasmo e espírito de colaboração ao longo de todo o processo. Esta experiência não só enriqueceu o seu conhecimento sobre as temáticas abordadas, mas também fortaleceu o seu sentido de iniciativa e responsabilidade social.

Parabéns à turma do 9º A pelo excelente trabalho desenvolvido e pela significativa contribuição para a nossa comunidade escolar. Que esta exposição itinerante seja uma fonte contínua de inspiração e apoio para todos os nossos alunos.