Autor: José Guerreiro, Diretor do Agrupamento
Está a terminar mais um ano letivo. Mais um ano se passou… com os seus desafios, cada vez mais complexos, mas creio que foi um período de crescimento do nosso Agrupamento que só foi possível através do esforço e da dedicação conjunta, em que cada um, de acordo com o seu papel, soube concretizar.
É determinante este trabalho colaborativo, pois só através desta forma podemos trilhar o percurso de oferecer uma educação cada vez com mais qualidade. A cada um dos nossos alunos, quero agradecer o trabalho desenvolvido e a participação, de diferentes formas, seja nos diferentes projetos, seja na Associação de Estudantes, sempre importante na vida do Agrupamento. Naturalmente este empenho só foi possível com o apoio dos pais, das famílias, das Associações de Pais que, de uma maneira geral, sempre se mostraram disponíveis para colaborar. De enaltecer o profissionalismo demonstrado pelos educadores, professores e pelos diretores de turma, sempre dedicados e preocupados com o sucesso dos seus alunos, quer na dimensão do conhecimento, quer na dimensão da cidadania. Agradecer aos técnicos que com a sua empenhada ação foram preciosos na mobilização dos jovens. Exaltar o trabalho dos funcionários sempre atentos e comprometidos com a educação das nossas crianças e jovens. Sei que o sucesso destes só é possível com a colaboração de todos, no sentido de habilitarmos os nossos jovens para enfrentarem os desafios de uma sociedade em constante mutação. Ficaria incompleto este agradecimento se não referirmos às entidades que nos permitem desenvolver este serviço educativo de qualidade. Nesse sentido, os nossos parceiros foram inexcedíveis no apoio, sejam as escolas com as quais mantemos parceria (EDAM e Conservatório de Música de Cascais), sejam as empresas parceiras, seja a Câmara Municipal de Cascais, seja a União de Freguesias Carcavelos e Parede. Só com esta interação efetiva dos parceiros comunitários é possível reunir as condições que permitam caminhar para uma escola promotora de integração, igualdade de direitos e oportunidades.
Continuaremos a caminhar sempre no sentido da concretização dos objetivos do nosso projeto educativo em que a inclusão, a aprendizagem e a cidadania são vetores determinantes.
Que este período de férias que se avizinha, possa contribuir para o merecido retempero de energias tão necessário para que o próximo ano letivo possa ser também de sucesso!
Felicidades!