O Agrupamento de Escolas de Parede foi criado em 2 de julho de 2012 e situa-se no concelho de Cascais, na União de Freguesias de Carcavelos e Parede. É uma instituição composta por diferentes estabelecimentos de educação e de ensino com o objetivo comum de, através de múltiplas aprendizagens, se construírem as competências necessárias ao desenvolvimento individual, coletivo e à consolidação de uma sociedade democrática. Assenta num quadro de valores aberto à diferença e à participação ativa de todos os intervenientes no processo educativo, com vista à criação de uma identidade própria. Para tal, a oferta educativa inclui percursos escolares diferenciados no sentido de permitir a todos os nossos alunos possibilidades de escolha, de acordo com as suas motivações, interesses e expetativas.

O Agrupamento é composto pelos seguintes estabelecimentos de educação e de ensino:

• Escola Secundária Fernando Lopes Graça (sede do Agrupamento ) ;
  • Escola Básica de Sto. António – Parede;
  • Jardim de Infância Almirante Nunes da Matta;
  • Escola Básica Afonso do Paço – Parede;
  • Escola Básica do Murtal – Parede.