Luísa Carvalho | coordenadora

O projeto educativo “Ser Voluntário, Ser Solidário” é a continuação do projeto iniciado em 2010/2011 adaptando a proposta do SDER que teve como principal objetivo ajudar a comunidade escolar a viver o Ano Europeu do Voluntariado de 2011, como um momento privilegiado duma educação para a solidariedade e cidadania alicerçada nos valores humanos e cristãos. Este projeto visa ajudar a comunidade escolar a viver o Voluntariado, como um momento privilegiado duma educação para a solidariedade e cidadania alicerçada nos valores humanos e cristãos.

Objetivos

• Contribuir para a formação integral dos alunos levando-os a descobrir no voluntariado e na solidariedade o fundamento das relações interpessoais e duma sociedade verdadeiramente nova e feliz.
  • Contribuir para gerar na escola iniciativas de voluntariado capazes de promover uma verdadeira educação para a solidariedade.
  • Promover uma parceria de envolvimento com a comunidade.

2018/2019

Atividades realizadas

• Loja Social “Girassol”: participação nas reuniões da Comissão Social da União de Freguesias Carcavelos Parede, como parceiros, no projeto da Rede Social;
  • Semana pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social com Recolha de alimentos, na ESAP, na ESFLG e nas escolas do 1º ciclo, para o Banco alimentar do Centro Comunitário da Paróquia da Parede (outubro 2018);
  • Campanha dos “Cabazes de Natal” com a recolha de géneros alimentares para os cabazes de Natal do CCPP;
  • “Com a Helpo para as vitimas do Idai” com a recolha de bens para as vitimas do ciclone Idai em Moçambique, através da associação Helpo (Março e Abril de 2019);
  • Construção do Laço Azul Humano, na Quinta da Alagoa, iniciativa da CPCJ de Cascais para assinalar o mês da prevenção dos maus tratos na infância e na juventude (30 de Abril);
  • Comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade, com a plantação de 5 árvores na ESFLG (22 de maio).