Manuel Batista | Coordenador

É um projeto de intercâmbio entre duas gerações: a dos alunos do 3º ciclo e secundário deste agrupamento de escolas e a dos adultos, nomeadamente, dos seniores agregados a este projeto como também dos pais/EE partilhando modelos, experiências e saberes.

Em torno dos alunos deste agrupamento, são dinamizadas atividades em contexto de aula, estando na base do projeto a intenção de:

  • aproximar as duas gerações, valorizando e partilhando o que elas têm de melhor e evitando sentimentos de desconsideração e desprezo dos mais velhos;
  • preservar a sabedoria e experiência dos adultos em geral e dos idosos em particular, sensibilizando os alunos para o reconhecimento do “saber” dos mais velhos;
  • enraizar, junto dos alunos, o gosto em serem úteis aos outros, nomeadamente aos seniores, participando em momentos de partilha de capacidades e conhecimentos;
  • sensibilizar os mais novos para a problemática do envelhecimento.

População – alvo

  • Alunos do 3.º ciclo e ensino secundário do agrupamento em geral.
  • Seniores, com destaque para os que estão ligados aos Centros de Convívio aqui referenciados;
  • Pais e encarregados de educação deste agrupamento;
  • Comunidade escolar em geral;

Objectivos

  • Aproximar duas fases da vida, a juventude e a idade maior, através, nomeadamente, da realização de actividades conjuntas;
  • Promover o valor destas duas gerações na construção de uma sociedade coesa e sustentável;
  • Contribuir para a integração na sociedade no que respeita os idosos dos Centros de Dia da área geográfica em que se integra este agrupamento de escolas;
  • Promover o valor das gerações, independentemente da idade;
  • Contribuir para a responsabilização social dos nossos alunos, partindo de actividades que aproximem as duas gerações;
  • Desmistificar estereótipos em torno do processo de envelhecimento;
  • Incentivar os nossos alunos para que projectem para o futuro uma relação saudável com as várias fases da sua vida.

2018/19

Atividades

Consoante o tipo de atividades a desenvolver, são chamados a participar intervenientes como:

  • alunos do 11º e 12º anos, sob indicação dos respetivos Dts, passando assim a integrar a BOLSA DE SABERES, que se envolvem em atividades de “Partilha de Saberes”, nomeadamente, nas aulas de Educação para a Cidadania, nomeadamente, das turmas de 9º ano;
  • seniores dos Centros de Convívio, pertencentes à BOLSA DE SABERES, nomeadamente dos Centros de Convívio aqui indicados,  que participaram em atividades escolares. No presente ano letivo, é de destacar a mobilização da BOLSA DE SABERES dos seniores com a turma 11ºD.