Escola amiga da criança

Neste ano, o EngraçARTE ganhou quatro selos nas categorias Alimentação, Saúde e Ambiente; Atividades Extracurriculares e interdisciplinares; Cidadania e/ou inclusão e Envolvimento família-Comunidade, continuando a fazer da ESFLG uma «Escola amiga da criança».

Projetos/atividades do EngraçarARTE que contribuíram para a obtenção dos selos:

ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE

Projeto «Palavras com Saúde»
(parceria Centro de Saúde da Parede, Junta de Freguesia da Parede e de S.Domingos de Rana).

Destaque para as apresentações:

• «Séniores em Ação»,
  • «Auto da Barca da Diabetes»,
  • «A Diabetes não te limita» (na Gulbenkian),
  • «Cuidados paliativos»,
  • «Bullying».

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E INTERDISCIPLINARES

Projeto «União na Diversidade»
(atividades de respeito pelo outro, pela língua materna, nacionalidade e cultura, opção sexual e condição social. Incluiu Junta de freguesia da Parede).

Destaque para:

• performance «Eu não sou um rótulo»
  • representação e vídeo da diversidade da língua materna – «Da minha língua vê-se o mar»;
  • Instalação «Vê-me com outros olhos!» (criança, negro, pobre, homossexual, deficiente, mulher, desempregado);
  • «Homenagem aos alunos caboverdianos» – concerto com o grupo Coro Voz d’Alma (Mindelo – Cabo Verde).

CIDADANIA E/OU INCLUSÃO

Projeto «Laço azul»
(parceria com Câmara de Cascais e CPCJ).

Destaque para:

• Representação «Apenas o coração pode bater», Mercado de Cascais

ENVOLVIMENTO FAMÍLIA – COMUNIDADE

Projeto «Liberdade»

• «Trova do vento que passa» – representação conjunta EngraçARTE e grupo de teatro Figurões & Figurinhas.