Equipa | Ana Saraiva, Júlia Rocha, Raquel Luís, Mafalda Figueiredo, Manuela Pereira e Susana Mendonça.

O preVio – projeto de prevenção e intervenção na violência escolar desenvolve ações com uma equipa de trabalho que inclui psicólogos, animadora sociocultural, assistente social, assistentes operacionais, professores, alunos e associação de pais. Este projeto pretende sensibilizar a comunidade escolar para a problemática da violência promovendo ações de sensibilização e prevenção no contexto escolar. Outros objetivos do préVio são: dotar os elementos da comunidade educativa de competências básicas para intervenção (detetar, apoiar, intervir e encaminhar) em situações de violência ocorrida (bullying e violência no namoro) ou detetada em contexto escolar (violência doméstica); reforçar as redes de suporte entre alunos/as, pessoal docente, pessoal não docente e encarregados/as de educação.

(até à data de edição jan/2022)

• Outubro – Mês de Combate ao Bullying: sessões para 4.º ano com a Escola Segura
  • Oficina “Dentro do Coração”: sessões para JI e 1.º ciclo com o intuito de promover a comunicação não violenta e competências socioemocionais.
  • intervenções artísticas das turmas 10.ºG e 12.ºK a prepósiito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Programa em pdf

2020/21

Apesar de todos os obstáculos devido à pandemia COVID-19, o PréVio conseguiu realizar várias atividades no agrupamento e assim manter-se ativo na tentativa de atingir os seus objetivos. Algumas das atividades foram realizadas no ensino à distância através da ação Cidadania à Distância de Um Clique organizado através do Programa de Animação Sociocultural do Agrupamento. As atividades foram as seguintes:

• comemoração do Dia Internacional da Fraternidade com a elaboração de cartazes alusivos ao tema pelo 2.º e 3.º ciclo.
  • campanha Laço Azul (contra os maus sobre as crianças): distribuição de laços azuis e tema abordado através do iniciativa Cidadania à Distância de Um Clique envolvendo professores e alunos de 1.º ciclo
  • construção do mural da Fraternidade, Igualdade, Amor e paz, elaborado pelo o 11.ºI
  • Estendal dos Direitos das Crianças com a participação dos alunos de 2.º e 3.º ciclo da EBSA.

2019/20

• comemoração do Dia Internaconal para a Erradicação da Violência contra as Mulheres, com um conjunto de atividades preparadas pelos alunos, psicólogas, docentes e assistentes operacionais. Foram produzidas e expostas no espaço da escola t-shirts e cartazes com mensagens alusivas ao tema, distribuídas pulseiras laranjas (evocativas da ação da ONU “Orange the World” evocativa deste Dia Internacional), bem como flores aos Encarregados/as de Educação no primeiro tempo da manhã. Esteve presente o Delegado Regional de Educação, Francisco Neves. Foi produzido um vídeo sobre as atividades devolvidas alusivo ao tema da prevenção da violência sobre as mulheres.
  • Semana de 27 a 31 de Janeiro a propósito do Dia da Não Violência e da Paz: Atividades entre as 10h e as 12h de dia 30 de Janeiro – distribuição folhetos e laços brancos. Afixação de cartazes criados pelos alunos Música alusiva à PAZ (nos intervalos); o caminho da Paz – participação na construção do caminho pelos jovens (ESFLG e ESAP), com a professora de EMRC Luisa Carvalho e alunos de EMRC; “Cantinho do Abraço – Escola Básica de Rana” – vamos abraçar os pequeninos.

2018/19

Realização de sessões em 17 turmas (do 5.º ao 12.º ano). No 1.º ciclo houve também sessões nas turmas das três escolas do Agrupamento.

De salientar o envolvimento dos diferentes elementos da comunidade educativa (pais, alunos, assistentes técnicas e operacionais, SPO, Escola Segura, professores e direção). Houve ainda a preocupação em articular com os outros projectos do agrupamento (educação para a saúde, semanas dos direitos humanos, dos afetos e dos direitos e liberdades, Engraçarte).

A elaboração dos cartazes foi da autoria de três alunos do 11.º J do CP Design Gráfico.

Atividades Recentes do Projeto PreVio: