Maria José Duarte | coordenadora

Realização de um espetáculo musical

Esta atividade de fôlego consistiu num trabalho regular e sistemático, muito planeado e exaustivamente executado, para levar à cena um Musical com a temática do momento: emigrantes e refugiados. Este tema, de interesse pedagógico e social, integrava-se no programa curricular de inglês e de outras disciplinas, nomeadamente no que respeita aos tópicos “Imigração”; “Choque de culturas”; “Racismo e discriminação”; “Tolerância e intolerância cultural”; “Inclusão social”, “Valores”.

Este “espectáculo” foi visto no auditório da ESFLG por 16 turmas da escola do 8.º ao 12.º ano.

• praticar a inter/transdisciplinaridade;
  • valorizar os alunos como pessoas integrais;
  • aprender a argumentar e a respeitar outras opiniões;
  • aprender a abordar temas polémicos de vários ângulos;
  • despertar o gosto pelo teatro e pela música;
  • enriquecer o imaginário dos alunos;
  • proporcionar momentos lúdicos e divertidos;
  • melhorar o relacionamento entre professores e alunos e alunos entre si;
  • abrir a Escola à Comunidade exterior.

De salientar que o facto de ser um musical, tornou o espetáculo mais apelativo, despertando a curiosidade dos alunos da nossa escola e a vontade de irem assistir. O empenho extraordinário dos alunos do 11º H e o seu elevado grau de sentido da responsabilidade, fizeram com que se conciliasse qualidade, profissionalismo e boa disposição e permitiram compatibilizar os ensaios com o exigente trabalho escolar próprio de um 11º ano. Conseguimos fazer das três línguas que os alunos aprendem e dos temas sócio culturais abordados em todos os programas de Humanidades do 11º ano um meio vivo de transmissão de mensagens. Conseguimos criar atividades inclusivas que abarcaram todos os alunos da turma, sem exceção. Conseguimos trazer à reflexão de cerca de 400 alunos da escola temas tão prementes como o dos emigrantes e refugiados e, creio, ajudámos a consolidar o bom nome do estabelecimento no Agrupamento e na Comunidade em geral.