Visita de Estudo ao Lisbon Story Center e Centro Interpretativo da História do Bacalhau

Nos dias 14,22 e 24 de fevereiro de 2022, os alunos de todas as turmas do 7.º ano do agrupamento, sob organização do grupo de História efetuaram uma visita de Estudo ao Lisbon Story Center e ao Centro Interpretativo da História do Bacalhau, situados junto à Praça do Comércio em Lisboa.

A visita contou com a presença de vários professores dos conselhos de turma, permitindo desta forma o desenvolvimento de competências interdisciplinares na sua concretização.

Além dos docentes acompanhantes, os alunos puderam contar ainda, com a colaboração de alguns encarregados de educação que contribuíram de forma bastante significativa na organização logística de mobilidade e visita aos locais a visitar.

No Lisbon Story Center, os alunos através de equipamento interativo conhecem do passado ao presente, com relatos dramáticos ou lúdicos os principais eventos da memória da cidade, explorando mitos e realidades desta cidade milenar.

O Centro Interpretativo da História do Bacalhau, é um espaço de homenagem ao bacalhau. Ao longo de vários núcleos expositivos, os alunos puderam assistir ao início da odisseia de um povo que se lançou nos ‘mares do fim do mundo’, descobrir como nasceu o mito do ‘fiel amigo’ à mesa ou perspetivar o futuro do bacalhau, o seu consumo, a pesca e novas formas de o cozinhar. Neste espaço, os alunos participaram numa atividade prática num simulador de pesca, momento descrito como uma das experiências mais divertidas da visita.

Depois da visita foi realizado um almoço piquenique na Praça do Comércio junto da estátua Equestre do D. José I.

Os alunos demonstraram entusiasmo participando de forma bastante satisfatória na experiência, sentimento também partilhado pelos encarregados de educação acompanhantes da visita.

Sandra Pinto