Erasmus+ CCA Climate Change Awareness – Suécia|Eskilstuna: A visão dos participantes

Pais da Luísa Sestelo (11.º C)

A participação da nossa filha no programa Erasmus+ Climate Change Awareness, onde teve a oportunidade de se deslocar à Suécia durante uma semana com alguns colegas e professoras, deu-lhe a oportunidade de crescer, quer a nível educativo, quer a nível social.
As vivências que teve contribuíram para a sua formação escolar (viu outras formas de estar na escola e de aprender); e formação pessoal enquanto cidadã europeia, aprendendo como se pode cooperar em projetos com jovens de diversas nacionalidades, sendo criativos, solidários, equitativos e promovendo a inclusão de todos.
Penso que estas experiências em contexto escolar contribuem para impulsionar a identidade europeia e a cidadania ativa.
A Luísa chegou mais “rica” e muito feliz.
E para nós, famílias, foi uma alegria acolher jovens de outros países, com gosto partilhamos experiências, comidas e vivências.
Muito obrigada às professoras que permitem estas aprendizagens.

Pais do Mathias Guerra (11.º B)

Estamos muito felizes por o nosso filho ter participado nesta preciosa oportunidade de se juntar ao projeto Erasmus.
O Mathias evoluiu bastante, aprendeu a trabalhar melhor em equipe e vivenciou culturas diferentes, o que o tem entusiasmado. A sua curiosidade tem aumentado, e ganhou também o apetite por viagens, o que muito tem contribuído para a abertura da sua mente a outras culturas e costumes.
Estamos muito gratos à organização e a todos que têm contribuído para este projeto.

Lurdes Baeta
Mãe da Sofia Matoso

Foi com entusiasmo e nervosismo que assistimos ao embarque da Sofia nesta aventura de ir uma semana para outro país, com jovens colegas de escola e jovens de outros países. Neste caso rumo à Suécia, bem no norte da europa, com as suas gentes altas e louras, moeda diferente e língua indecifrável.
O balanço que podemos fazer como família é francamente positivo. O acompanhamento por parte dos professores, a dedicação e as fotografias que iam enviando deixaram-nos descansados e satisfeitos por esta experiência. Na memória a Sofia traz sabores, cores, diferenças e identidades, traz mundo.
Que projeto incrível este a que a Sofia teve oportunidade de aceder, que bom haver professores, na nossa escola, que agarram estes projetos. A todos, a nossa gratidão.

Ana Patrício
Mãe da Ana Marta Pomares

Estivemos juntos em vários projectos, acolhemos em nossa casa duas meninas do Sul e viajámos para o Norte da Europa. De todas retiramos o carinho e a amizade dos jovens com os quais convivemos e a descoberta de outras culturas e hábitos de estudo, de descanso, de alimentação. O convívio entre estudantes de diferentes nacionalidades é fundamental na nossa sociedade. É importante que se conheçam e entendam que as diferenças fazem parte da nossa humanidade. Percebemos que uma jovem turca e uma jovem cipriota têm mais música em comum do que o hijab que as separa. Os sonhos da juventude são universais e todos procuram a felicidade.
O projecto devia ser obrigatório.
Gratos por fazer parte desta aventura!

Luísa Sestelo (11.º C)

Das duas semanas que tenho deste programa Erasmus+, CCA (climate change awareness), as experiências que tiro e guardo para a vida foram incríveis. Continuámos a aprender e desenvolver o tópico mais atual e importante (na minha opinião, claro): as alterações climáticas, desta vez na Suécia. Tivemos a oportunidade de ver as medidas e soluções que o país está a tomar contra esta problemática. Não só observámos as diferenças culturais (culturas: sueca, polaca, turca, inglesa e italiana), como tivémos a parte social e conhecemos pessoas novas. Além disso, aumentámos a nossa independência e orientação. Mais uma semana de Erasmus. Mais uma semana que me fez crescer mais rápido que muitos meses.