A origem do Pai Natal

Autor: Marco Mendes

A época natalícia caracteriza-se por um conjunto de representações, de ações e de tradições para todos aqueles que com essa época se identificam. Mas no imaginário, principalmente dos mais novos, encontra-se sempre muito associada a esta quadra a imagem do Pai Natal. Com o objetivo de se explicar a origem do Pai Natal, foram efetuadas, pelo professor Marco Mendes, do 2.º Ciclo, 8 sessões em turmas do 1.º ciclo, do 3.º e 4.º anos de escolaridade. Através de um regresso ao passado (a partir de São Nicolau),  foi-se explicando por várias etapas o surgimento da imagem do Pai Natal, tal e qual como nos dias de hoje a conhecemos. Todas as sessões foram associadas a alguns conteúdos de Ciências e de Matemática. Para maior envolvimento dos alunos no desenvolvimento das sessões recorreu-se a algumas figurações como por exemplo a de “rena Rudolfo” ou de Pai Natal. Foi ainda possível mostrar aos alunos umas hastes de rena, de proveniência da aldeia do Pai Natal, na Lapónia – Finlândia.

As sessões foram muitas animadas e contaram sempre com a colaboração / participação de alguns alunos em interação com o professor.  Nas sessões foram ainda realizados pelos alunos, a partir de guardanapos, um envelope (onde por exemplo os alunos poderiam colocar a carta ao Pai Natal) e um Pai Natal.

No fim todas as turmas receberam um pequeno “mimo”, o calendário do advento em chocolate.

A melhor prenda que cada um de nós pode receber será sempre o sorriso do outro, juntamente com o nosso próprio sorriso e de facto foram sessões repletas de muitos e bons sorrisos…

“Apesar de já ter passado, fica um Ho, Ho, Ho Feliz Natal!”