A revolução portuguesa e os 3 “d’s” do MFA: Democratizar, Desenvolver, Descolonizar (1974-1975) – PALESTRA

Autores: Cristina Antunes e alunos do 11.º E

Dia 16 de abril, na aula de História B, o 11.º E teve a oportunidade de assistir a uma palestra dinamizada pelo investigador João Francisco Pereira, do Laboratório de História, Territórios e Comunidades da FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Foram debatidos assuntos relacionados com os últimos anos do Estado Novo e as mudanças trazidas pela revolução, destacando-se algumas fotografias inéditas que o investigador partilhou com os alunos. A História faz-se a partir da investigação de fontes e os alunos perceberam que a celebração dos 50 anos do 25 de abril proporciona um conjunto de novas publicações que servirão para aprofundar o estudo deste tema.