ABRIL MÊS AZUL | MÊS PREVENÇÃO MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA

Autor: Associação de Pais Escola Sec. Fernando Lopes Graça

Em 1989, uma mulher norte-americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

Em Portugal, a campanha, simbolizada pelo Laço Azul, toma conta de inúmeras iniciativas, como forma de dar “voz” a este tema.

A associação de pais da escola Secundária Fernando Lopes Graça quis fazer parte desta iniciativa, de forma a sensibilizar a comunidade escolar para esta questão e elaborou um laço azul, recorrendo a material reciclado de papel e restos de tecido, e criou um laço azul, que foi colocado no portão da escola. Quisemos assim lembrar que todos temos uma palavra a dizer, uma ação a tomar. Não podemos ficar indiferentes.

Já viram o nosso laço?