Ação de esclarecimento sobre consumo digital

Será que há aplicações (App) verdadeiramente grátis online? Ou há armadilhas sobre a gratuitidade destes conteúdos muito consumidos pelos jovens? Os conteúdos que criamos nas redes sociais são de quem? E os contratos celebrados através da internet, que direitos é que os consumidores têm? Que cuidados devemos ter antes de dizer que sim e contratar online?

No âmbito da Semana do Consumo responsável e sustentável, Jorge Morais de Carvalho, professor universitário e diretor da NOVA Consumer Lab, trouxe estas questões a quatro turmas do ensino secundário de Ciências Económico-sociais, 10.º D, 10.ºE, 11.ºD e 12.ºD.

Esta sessão realizou-se no dia 10 de Março, no auditório da ESFLG. e resultou da iniciativa do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) .

A palestra foi muito produtiva, pois não só nos transmitiu conceitos aplicáveis ao nosso percurso académico, como também às nossas vidas pessoais, de maneira clara e didática. Em resumo, a palestra foi empolgante de acompanhar; além do professor Jorge Morais Carvalho ter conseguido captar a nossa atenção, partilhou um conteúdo de qualidade.

Mariana Costa, 10.º D

A sessão foi muito boa, pois fiquei a saber mais sobre os riscos que uma aplicação ou rede social, que se apresenta como segura e grátis pode ter, assim como a importância da privacidade e proteção dos nossos dados.

Roana Silva, 10.ºE

Sobre este assunto eu só tinha um ponto de vista, o de utilizadora, a palestra deu-me outros pontos de vista. Nunca tinha pensado que uma aplicação que se diz gratuita é tudo menos isso. Aprendi, ainda, onde dirigir-me quando os meus direitos de consumidora estiverem a ser desrespeitados.

Elisabete Kondel, 11.ºD

A sessão a que assisti foi muito interessante. Aprendi que as aplicações ditas grátis não são bem o que as pessoas pensam. Fiquei também com uma clara noção de que a maioria das pessoas é enganada quando consome este tipo de produtos. Acho que estas sessões são fundamentais para os alunos.

Francisco Pombo, 12.º D