Alunos de História do 12º ano tornam-se investigadores

Autores: A professora de História, Cristina Antunes e os alunos das turmas 12º E e 12º F.

Arquivo e Memória – Cascais durante a II Guerra Mundial, é o nome do projeto de investigação que envolve os alunos de História A dos 12.º E e F, o Arquivo Histórico Municipal de Cascais e o Laboratório de História, Territórios e Comunidades da FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

No contexto do programa do 12.º ano, e com o objetivo de permitir aos alunos experienciar a investigação histórica, o objeto de estudo são os boletins de alojamento de franceses, belgas e holandeses no Hotel Palácio, entre 1940 e 1942, num total de 467 documentos.

O projeto arrancou no dia 15 de novembro, com uma visita dos alunos ao Arquivo Histórico Municipal de Cascais, onde foram recebidos pela arquivista responsável e tiveram o primeiro contacto com as fontes.

É de salientar o entusiasmo com que os alunos abraçaram este projeto, que se iniciou pela recolha de dados dos hóspedes de acordo com as normas internacionais de descrição de arquivo e terá como etapa seguinte tentar encontrar algumas pessoas e realizar um documento que apresente a contextualização da época e os resultados deste trabalho.

Este projeto de investigação culminará com uma apresentação pública em abril e respetiva publicação do trabalho dos alunos, em data a definir posteriormente.