Alunos do 9.ºA exploram o significado da liberdade através da arte em atividade de Cidadania

Os alunos do 9.ºA mergulharam no significado de “Liberdade” nas aulas de Cidadania. Sob o tema “Liberdade é…”, cada aluno teve a oportunidade de expressar a sua visão pessoal sobre esse conceito fundamental.

A atividade começou com uma simples folha em branco e uma pergunta provocadora: “O que é liberdade para ti?”. Cada aluno, munido de tintas coloridas, marcou a sua mão na folha e atribuiu um significado único ao conceito de liberdade.

O resultado foi surpreendente e comovente. As mãos dos alunos, todas diferentes em tamanho, forma e cor, formaram uma árvore simbólica. Os rebentos dessa árvore eram as próprias mãos dos alunos, cada uma representando uma perspetiva única sobre a liberdade.

Alguns alunos descreveram a liberdade como a capacidade de expressar as suas opiniões livremente, enquanto outros a relacionaram com a autonomia para tomar decisões sobre as suas vidas. Alguns viram a liberdade como a oportunidade de explorar novas ideias e culturas, enquanto outros a associaram à sensação de paz e tranquilidade.

A beleza da atividade estava na diversidade de interpretações e na profundidade das reflexões dos alunos. Cada mão marcada era mais do que uma simples impressão digital; era uma janela para a alma de quem a criou, revelando os seus sonhos, desejos e valores mais profundos.

No final da atividade, a árvore da liberdade estava completa, adornada com as mãos dos alunos e os seus significados individuais. Era um testemunho vivo da riqueza e da complexidade do conceito de liberdade, bem como um lembrete poderoso da importância de proteger e valorizar esse direito fundamental.

Embora cada um tenha a sua própria definição de liberdade, é juntos que construímos um mundo onde esse valor seja verdadeiramente respeitado e celebrado.