Aprender Biologia fora da sala de aula

Autores: Alunas Maria Torres, nº16 e Maria Ferreira, nº18 da turma 12.º C

O 12.ºC participou em duas visitas de estudo organizadas pelo Clube Ciência Viva na Escola, no âmbito da disciplina de Biologia, com a professora Margarida Soares.

A 17/01/2023 visitámos a Fundação Champalimaud, acompanhados também pela professora Regina Brasil e o objetivo foi aprofundar a temática do “Estudo da Transmissão da cor dos olhos em Drosophyla Melanogaster (mosca da fruta)”. Na Fundação observámos os diferentes processos de manutenção desta mosca, desde a produção do seu alimento até aos procedimentos de contagem e à sua forma de armazenamento. Fizemos uma visita guiada pelas instalações desta fundação e assistimos a uma apresentação esclarecedora sobre outros tipos de estudos efetuados com esta espécie, nomeadamente, estudos comportamentais perante diferentes cenários.

No dia 11/05/2023, na Universidade Lusófona, realizámos duas atividades laboratoriais: a “Clonagem de Genes”, onde trabalhámos com a bactéria – E.Coli, utilizámos materiais e seguimos um protocolo fornecido pela universidade, e o “Desenvolvimento Embrionário do Pinto”, que se baseou na observação das várias fases do embrião e na dissecação do mesmo para uma melhor identificação dos seus órgãos ainda em desenvolvimento.