Apresentação pública do projeto Arquivo e Memória no Centro Cultural de Cascais.

Autores: Professora Cristina Antunes e os alunos das turmas 12.º E e F

No passado dia 12 de maio, alunos de História A do 12.º ano apresentaram publicamente o projeto “Arquivo e Memória – Cascais durante a II guerra mundial”.

O trabalho implicou o estudo de cerca de 400 boletins de alojamento de hóspedes que estiveram no Hotel Palácio entre 1940 e 42, desde a  investigação das fontes no próprio Arquivo, passando pela elaboração de um trabalho científico e a respetiva apresentação à comunidade, numa parceria com o Arquivo Municipal de Cascais e o Laboratório de História da FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

Os alunos apresentaram um vídeo realizado por todos os participantes, em que fizeram  um balanço dos pontos fortes e fracos do trabalho em grupo ao longo do ano  e, posteriormente, alguns elementos explicaram ao público presente o conteúdo do projeto: desde a pesquisa das fontes, à contextualização histórica e a investigação propriamente dita, ou seja, informação sobre alguns hóspedes dos boletins analisados, dados estatísticos e as suas conclusões.

Foi uma excelente apresentação na qual se destacou o esforço e empenho dos alunos neste projeto em que se tornaram verdadeiramente “jovens detetives”, assim como o desenvolvimento de inúmeras competências essenciais à saída do Ensino Secundário.

Estiveram presentes no Centro Cultural de Cascais, além dos alunos, suas famílias e alguns professores, o presidente da CMC, o diretor do Agrupamento, e outros elementos, do Arquivo de Cascais e do Laboratório de História.

Os trabalhos serão publicados em setembro e a apresentação será efetuada na ESFLG.