Aula debaixo d’água: turma do 5.º D aprende mergulhando

Autores: Os alunos da turma 5.º D

No dia 21 de março, a turma D de 5.º ano, acompanhada pela mãe da Francisca Martins e pela Diretora de Turma, Ana António, participou em mais uma experiência do Kids Dive. Desta vez, nas Piscinas do Complexo Desportivo e Municipal da Abóboda.

Depois de ouvidas as instruções, já com o fato de banho vestido e a touca posta, três a três colocaram as botijas às costas e mergulharam na água morna da piscina. Passaram por dentro de dois arcos, mas bateram no terceiro, pois tinha uma parede de plástico. Este último arco permitiu simular o que os animais marinhos sentem quando encontram plástico no oceano. Salvaram um peixe que estava preso numa rede fantasma, brincaram com uma “raia”, tiraram uma fotografia, repararam um motor, escreveram uma palavra e andaram de scooter. Tudo debaixo de água!

Depois de tomarem duche, foram a correr para o workshop do Jardim Zoológico sobre Biodiversidade. Após o almoço, houve ainda tempo para fazer um workshop sobre o Plástico.

Foi uma experiência diferente pela atividade de mergulho que todos querem repetir – os alunos, a mãe da Francisca e a Diretora de Turma. Adquiriram novos conhecimentos sobre o lixo marinho e identificaram os cotonetes, as palhinhas e as beatas de cigarro como os resíduos que mais se encontram no oceano e nas praias.

Regressaram à escola muito contentes, cansados de meter água, mas já expectantes com a próxima atividade. Aguardem as próximas notícias.