Celebração do Dia da Terra 2023

No passado dia 22 de abril milhões de pessoas, em mais de 190 países, celebraram o Dia da Terra promovendo atividades que têm em comum o tema deste ano: “Investir no nosso planeta”.

Dinamizado pelos professores de Geografia, educadoras de infância, professores do 1.° e 2.° ciclos, entre 17 e 24 de abril, os alunos deram vida a uma “árvore” colocando-lhe folhas com mensagens onde exprimiam  o seu apreço pelos vários subsistemas terrestres. Previamente, cerca de 760 alunos entre os 12 e os 18 anos, determinaram a sua pegada ecológica. Pelo apuramento de todos os dados, concluiu-se que seriam necessárias, em média, 4,1 Terras e 6,8 hectares para suportar o estilo de vida atual de cada aluno. Estes resultados foram refletidos em cada turma e procedeu-se à sensibilização para a necessidade urgente da alteração dos nossos padrões de consumo.

A ideia do projeto foi divulgada a outras escolas do espaço europeu – Espanha, França, Itália e Áustria – que, ao abrigo de um projeto eTwinning, estiveram unidas nesta celebração.

Video do projeto eTwinning com os trabalhos de todas escolas envolvidas.

Para ver o trabalho desenvolvido, clique aqui.