9 de novembro de 2024
Auditório do Centro Cultural de Cascais
Autor: Sofia Di Venere Martelo
aluna do 7.º ano da ESFLG
No ano passado, participei na 2.ª edição do Concurso Escolar de Escrita Criativa promovida pela rede de bibliotecas escolares de Cascais para as escolas públicas do Concelho de Cascais e ganhei o 1.º prémio na categoria do 2.º ciclo .O tema proposto era: “Inventa uma aventura emocionante em que viajas para um planeta distante habitado por alienígenas amigáveis”.
Quando escrevi a história tentei imaginar algo surreal e inventei uma história cheia de imaginação, que podem encontrar no livro editado pela Câmara de Cascais, com os textos da 2.ª e 3.ª edições do concurso, ricamente ilustrados por Gonçalo Pedro.
Para a apresentação deste livro, foi feita uma cerimónia, no passado sábado dia 9 de novembro, no Centro Cultural de Cascais, que é um espaço onde se fazem também exposições de arte e concertos.
Estava nervosa, mas também muito emocionada; logo que chegue,i foram-nos entregues duas cópias do livro, que já se encontra à venda nas bibliotecas do concelho de Cascais! Foi muito emocionante ter um livro onde aparece o meu nome! Sentei-me para o ler e achei todos os textos muito interessantes e criativos.
A apresentadora da cerimónia falou acerca dos temas propostos e dos seus vencedores, fazendo perguntas e dando palavra a cada um. No final, autografei os livros das pessoas que estavam no público e os livros dos outros alunos vencedores. Senti muito orgulho!
Esta cerimónia foi também uma maneira de mostrar à sociedade que ler livros melhora a nossa cultura e que se começarmos desde pequenos a ler, podemos ter um futuro melhor e enriquecer as nossas mentes.
No meu caso, gosto muito de ler livros, principalmente aqueles com ilustrações e elementos interativos. Adoro ler, escrever e desenhar desde criança. Com este texto quero incentivar os meus amigos, os meus colegas e também os alunos de outras escolas a apaixonar-se pelos livros, porque ler livros, permite-nos viajar com a fantasia, aprender muita coisa, sentir emoções e compreender melhor o mundo.
Larguem os telemóveis, leiam livros!”