Comemoração do Centenário de José Saramago

No dia 3 de junho, alunos das turmas A, B, E,F do 12º ano comemoraram o centenário de José Saramago com a realização de uma sessão em parceria com a Associação de Estudantes.
Foi evidente o empenho dos alunos, enquanto oradores, pertencentes às várias turmas envolvidas. Estes tiveram a oportunidade de partilhar a sua experiência de leitores do Nobel da Literatura, na sequência do estudo aprofundado da obra O Ano da Morte de Ricardo Reis.
Não temos dúvida que esta é uma experiência que perdurará na memória destes alunos.
Do ponto de vista do aluno Rodrigo Rodrigues “esta é uma atividade que deveria ser praticada em todas as áreas, as exposições orais desenvolvem inequivocamente a oralidade, mas também o conhecimento, técnicas de abordar o público que são facilitadoras do nosso futuro”. Para o Tomás Gervásio “foi pertinente assinalar a data, um momento marcante para a cultura literária”. Segundo a presidente da AE, Maria Andrade, “foi uma experiência interessante para a Associação poder realizar um trabalho colaborativo com os alunos e uma oportunidade para os pais poderem assistir às apresentações, captando a informação ao nível dos alunos”.
Este encontro foi o ponto de chegada do estudo da obra saramaguiana, mas foi, certamente, o ponto de partida para outras leituras deste escritor!