Debates no Agrupamento de Escolas de Parede

Autora: Inês Raposo (Debate+)

Desde o início do ano letivo 2023/2024, e no âmbito do projeto Erasmus+ “Speak and Act: Public Speaking for Global Citizenship”,  têm decorrido sessões quinzenais de debate e argumentação com alunos do ensino secundário que adquiriram os princípios básicos da argumentação em atividades teórico-práticas, aplicando e consolidando os seus conhecimentos em atividades lúdicas e debates.

Em cada sessão, promovem-se debates no modelo World Schools Debating. Os alunos votam nos temas que querem debater, formam-se duas equipas de três ou quatro alunos e são sorteadas para estar a favor ou contra o tema escolhido, independentemente das suas opiniões pessoais. As equipas têm um tempo de preparação e cada aluno tem direito a um discurso de 3 a 4 minutos para expressar o seu ponto de vista e responder aos argumentos da equipa adversária. No final do debate, o júri delibera sobre quem vence e oferece feedback construtivo a ambas as equipas.

O debate é um exercício que promove a argumentação e comunicação dos alunos, capacitando-os a expressar as suas opiniões e ouvir as dos outros. Isso promove a tolerância por opiniões diferentes das suas e incentiva a reflexão sobre temas atuais, tornando-os cidadãos mais informados e participativos. Ao longo destas semanas, tem-se observado uma evolução nos alunos que participam regularmente, comunicando de forma mais clara e persuasiva os seus pontos de vista nos debates.

As sessões de debate continuarão até ao final do ano letivo.