Direito à Palavra

Autoras: Ana Baptista e Manuel Baptista. 

No passado mês de dezembro, os coordenadores do projeto Leituras sem Fronteiras envolveram os alunos do 11.º ano numa sessão pública em atividades de partilha de discursos, “Direito à Palavra”, envolvendo as turmas 11.º A, B, C e G, leituras que resultaram do estudo da obra de Padre António Vieira.

A sessão resultou de um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Português e de Filosofia, nomeadamente com as professoras Dulce Mestre e Manuela Duarte. Doze alunos, escolhidos pelos colegas de turma, discursaram sobre os temas: Impactos da pandemia na Educação, Educação de Qualidade, Inteligência Artificial, Trabalho Infantil, Saúde Mental, Redes Sociais, Orientação e diversidade sexual, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Aquecimento Global.

Com este projeto, pretende-se o desenvolvimento de atividades que estimulem e reforcem hábitos de leitura de textos literários, enquanto forma de o leitor “viajar”, “conhecer”, “refletir”, “questionar-se”, “relacionar-se” e “posicionar-se” perante os outros em diferentes temas, contextos e épocas, desenvolvendo, assim, nomeadamente, competências no âmbito da educação literária, da expressão oral e escrita.

A sessão esteve igualmente aberta à comunidade, nomeadamente, aos pais/EE.

Ficam alguns registos dos alunos envolvidos:

“Participar na sessão e partilhar o meu discurso sobre saúde mental com os meus colegas e professores e ter a oportunidade de praticar o poder de discursar foi uma experiência muito enriquecedora. Agradeço aos professores e aos meus colegas pela experiência.”

Ana Sofia, 11.º C

“Será interessante continuarmos a realizar este tipo de atividades inter-turmas porque desenvolve as aprendizagens de quem vai discursar e também de quem assiste”

Ana Tita, 11.º B

“Esta atividade gerou um bom momento de partilha de pontos de vista e soluções sobre assuntos da nossa atualidade, ampliando os nossos conhecimentos e incentivando a uma participação ativa na resolução dos mesmos”

Isis, 11.º B