Diretores de Turma – 2.º Ciclo

Autor: Marco Mendes

No decorrer do ano letivo, os diretores de turma assumem, também, um relevo de grande importância na escola, face às inúmeras tarefas que realizam relacionadas com a direção de turma (reuniões, leitura e envio de email, contactos telefónicos, preenchimento de documentos, …). A direção de turma implica, igualmente, um contacto mais direto e personalizado com muitos elementos da comunidade escolar, designadamente os alunos, os seus pais / enc. de educação, os professores, os técnicos de várias áreas profissionais e muitos outros. A função do diretor de turma está associada a uma constante preocupação para a melhor resolução das ocorrências que vão surgindo ao longo do ano letivo, a melhor integração / inclusão dos alunos e um estímulo acrescido para a melhoria dos seus resultados escolares e / ou situações de comportamento e interação social. Nem sempre é fácil gerir as funções de direção de turma, exige tempo, disponibilidade, paciência e dedicação. Por isso, enquanto Coordenador dos Diretores de Turma do 2.º Ciclo, agradece-se o trabalho inerente à direção de turma que foi sendo realizado por todos os diretores de turma neste ano letivo e a sempre boa colaboração com o CDT.