EB1 Afonso do Paço | Dia Internacional das Pessoas com Deficiência no AEP

No dia 3 de dezembro celebrou-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e o AEP não deixou passar este dia. Organizado pela animadora sociocultural do agrupamento e com o apoio das colegas da Ludobiblioteca da EB Afonso do Paço, o 3.ºA desta escola fez um passeio pelo centro da Parede usando cadeira de rodas, vendas e phones com o objetivo de experienciar o que pode ser a deslocação, num local urbano, de pessoas com mobilidade, visão e audição reduzida. Durante o passeio, os alunos passaram por diversas experiências e anotaram obstáculos que podem dificultar a deslocação de pessoas com algum tipo de deficiência. No dia 17 de dezembro, o Dr. Nuno Alves, Presidente da União de Freguesias Carcavelos- Parede, visitou a sala do 3.ºA para ouvir os alunos quanto à experiência que viverem e a também as soluções que estes  descobriram e que facilitam a deslocação e segurança de pessoas com mobilidade reduzida e invisuais. Descobriram também, que a Parede tem feito um esforço para colmatar este problema para que seja uma vila adaptada e inclusiva. Através de uma cidadania ativa , os alunos depararam-se com um problema que existe experienciando-o e tornaram-se agora, com certeza, crianças mais sensíveis para esta problemática.

Um agradecimento à professora Dália Rodrigues e ao Sr. Presidente da UFCP pela enorme disponibilidade e à Ana Correia e Catarina Viana pela ajuda oferecida para a concretização desta ação.