No nosso agrupamento são lecionados todos os ciclos de ensino, desde o 1.º ciclo do ensino básico ao Ensino Secundário.

EB/JI do Murtal – EB1 Afonso do Paço – EB de Santo António

O 1.º Ciclo do Ensino Básico engloba os primeiros quatro anos da escolaridade obrigatória para as crianças que completem os seis anos de idade até dezembro do ano de ingresso no 1.º ano.

Este nível de ensino visa o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças nas várias dimensões, tendo como objetivo dar os primeiros passos na construção do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. São trabalhadas todas as aprendizagens essenciais de forma articulada e exponenciadas nos variados projetos desenvolvidos no agrupamento.

O nosso objetivo é proporcionar uma base sólida para o futuro académico, promovendo o desenvolvimento social e emocional dos alunos e incutindo valores como respeito, tolerância e cooperação.

No AEP, cada criança é incentivada a descobrir o prazer de aprender num ambiente acolhedor e estimulante.

Venha conhecer as nossas escolas e veja como fazemos do 1.º ciclo uma experiência inesquecível e formativa para os seus filhos!

MATRIZ CURRICULAR

A matriz curricular organiza-se em unidades de 60 minutos.

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC)

Consideram-se Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), no 1º ciclo do ensino básico, as atividades de caráter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural que incidam, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola como meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia da educação (art.º 7º, portaria nº 644-A/2015, de 24 agosto).

As AEC são de oferta obrigatória e de frequência gratuita, sendo a inscrição facultativa.

Uma vez realizada a inscrição dos alunos nas atividades, os encarregados de educação comprometem-se a que os seus educandos as frequentem até ao final do ano letivo no respeito pelo dever de assiduidade consagrado no Estatuto do Aluno e Ética Escolar, aprovada pela Lei nº51/2012, de 5 de setembro. (art.º 8º, Portaria nº 644-A/2105, de 24 de agosto).

As AEC têm uma duração semanal de 5 horas (1 hora diária) para os alunos inscritos nestas atividades, a funcionar após o período curricular da tarde (16h00-17h00). A inscrição é realizada pelo encarregado de educação aquando da matrícula ou na sua renovação.

A Câmara Municipal de Cascais é promotora das AEC (1.º ciclo) e do “Salto” (2.º ciclo) mediante a celebração de um acordo de parceria com o Agrupamento de Escolas de Parede e com a Associação de Beneficência Luso-Alemã (ABLA).

As ofertas das oficinas AEC são:

Ludomóvel

Consiste num tempo e espaço de brincadeira dirigida, com diversos materiais disponíveis: material de construção plástica, jogos de tabuleiro, materiais de desafio físico, instrumentos musicais, etc.. As crianças poderão optar pelas diferentes possibilidades com a supervisão dos técnicos.

Brincar com tralha

Trata-se de uma oficina não dirigida mas supervisionada de forma amigável, onde se disponibiliza um kit de materiais soltos promovendo diversas brincadeiras livres e explorações em que cada indivíduo procura e encontra o seu lugar confortável de brincar/estar/ser. Aqui, entendemos o brincar como momento de liberdade, auto aprendizagem, descoberta e exploração autónoma do seu lugar individual e social.

Desporto

Pretende-se o desenvolvimento das capacidades físicas e motoras através do jogo numa base lúdica, promovendo igualmente a cooperação, espírito de equipa e resiliência.

EB Santo António

Brevemente…

EB Santo António – ES Fernando Lopes Graça (sede)

Brevemente…

ES Fernando Lopes Graça (sede)

A nível do ensino secundário regular a nossa oferta formativa abrange os quatro cursos científico-humanísticos possíveis:

  • Curso de Artes Visuais
  • Curso de Ciências e Tecnologias
  • Curso de Ciências Socioeconómicas
  • Curso de Línguas e Humanidades

No inicio de cada ano letivo são definidas para cada cada ano e curso as disciplinas opcionais tendo em conta as preferências indicadas pelos alunos e as condições da escola (instalações e recursos humanos) .

A nível tecnológico, deste 2011/12, a escola passou a ter implementada uma solução que permite aos encarregados de educação via web aceder aos sumários das aulas, assiduidade, comportamentos e avaliações dos seus educandos (plataforma Inovar Consulta).